Trabalho Extra-aula

26-03-2010
Relatório extra-aula

Durante a tarde deste dia fui colocar as minhas decorações no hospital, depois de ter pedido autorização à Dra Catarina.
Não há muito a descrever, procurei colocar tudo como estava planeado e não concentrei tudo numa só parte, distribuindo uniformemente as decorações.
As minhas colegas de grupo não puderam vir comigo pelo que pedi ajuda a uma outra colega, visto que não é facil colocar algumas decorações sozinhas.
















Reflexão Crítica:
Gostaria de frisar que era minha intenção colocar alguns ovos no tecto do hospital visto que era justo distribuir esta tarefa por todas (e por isto pedi à Soraia, a pessoa que tinha os ovos, para os levar para a aula nesse dia, mas isto não aconteceu pelo que não o pude fazer). O que acabou por acontecer foi que quando mais tarde os restantes elementos do grupo foram ao Hospital pôr as decorações não houve possibilidade de colocarem os ovos todos por razões relacionadas com os escadotes.
Para além disto, também perguntei às minhas colegas se achavam conveniente que eu levasse algumas das dcorações que já tinham feito mas nenhuma achou necessário.
Para finalizar, explico a razão de ter ido neste dia colocar as decorações. A questão é que eu parti para a minha viagem de finalistas no mesmo dia à noite mas esta não era razão para eu deixar de realizar todo o trbalho que me competia. Sendo assim realizei todos os elementos decorativos a tempo de os colocar no Hospital e fui eu mesma colocá-los, porque não achei justo sobrecarregar as minhas colegas.
.................................................................................................

25-03-2010
Relatório extra-aula

Como tinha decidido no passado dia 23, resolvi fazer três coelhos de costas iguais aos que já tinha feito mas desta vez mais pequenos e cor-de-rosa, acabou por ficar um conjunto bonito. O processo de realização foi igual ao dos outros três coelhos, Desenhei, recortei, contornei e de seguida fiz um rabo com algodão.


 
Reflexão Crítica:
Foi neste dia que terminei todo o meu trbalho de realização dos elemetos decorativos da Páscoa. Fiquei contente com o meu trabalho. Todos os elementos ficaram bonitas, há coesão entre eles, estão criativos e alegres e adequam-se aos objectivos da decoração. Penso que este elemento que fiz a mais se vai enquadrar perfeitamente no resto da decoração.
.................................................................................................

23-03-2010
Relatório extra-aula:

Durante a manha deste dia, acordei cedo, antes das aulas, para pintar o ovo da Páscoa começado no dia anterior. Com a cola branca seca, pude colori-lo com as cores que achei indicadas (exactamente as mesmas que foram usadas na realização dos ovos para colocar no tecto (azul, verde, amarelo e laranja)). Acabei por colorir o ovo com riscas destas cores. Para finalizar forrei o ovo e coloquei um cordel para este poder ser pendurado no sítio indicado, no hospital.









 
Ao fim do dia iniciei outro dos elementos decorativos. Desta vez a ideia era realizar uma cara de coelho em ponto grande e possivelmente volumosa também. Acontece que para isto seria necessário muito tempo e a compra de mais materiais, sendo assim o grupo decidiu que em vez de se fazer apenas uma cara com todo esse porte, eu poderia fazer três caras de coelho engraçadas em cartolina para colocar nas paredes do hospital. Foi o que fiz.
Comecei por localizar coelhos nas minhas pesquisas e investiguei ainda mais. Encontrei uma imagem de uma cara de coelho e foi com base nesta que desenhei os meus coelhos.
Depois de ter feito alguns esboços, desenhei os coelhos em cartolina cor-de-rosa. Voltei a desenhar e contornar desta vez com marcador preto, recortei os coelhos De seguida, pintei os olhos com marcador preto, com lápis de cera cor-de-rosa vivo pintei as orelhas, o nariz e as bochechas dos coelhos, as joaninhas com lápis de cera vermelho, e por fim com lápis de pastel vermelho e branco, dei uns retoques de forma a fazer sombras.












Imagem que serviu de base ao desenho dos coelhos.








Reflexão Crítica:
Posto isto, quase todos os elementos decorativos que me foram destinados ficaram realizados.Contudo achei que ainda poderia fazer mais alguma coisa. Sendo assim pensei em realizar outros 3 coelhos dec ostas mas desta vez cor-de-rosa e mais pequenos que os outros. Actividade que passe a realizar no dia 25 de Março. Considero que todos os elementos realizados até este dia ficaram feitos com gosto e criatividade.
.................................................................................................

22-03-2010
 Relatório extra-aula:


Feitos a faixa e os três coelhos brancos, iniciei um outro elemento decorativo. Este também bastante trabalhoso. O ovo da Páscoa gigante.
A técnica que escolhi utilizar para realizar este ovo é idêntica à que utilizei para a realização da árvore de natal feita na decoração natalícia. Sobre cartão prensado, colar jornais amassados sucessivamente até chegar à forma de meio ovo volumoso. De seguida, colar folhas de jornal não amassadas por cima de toda a forma para tornar a superfície mais lisa. Colocar bocados de papel de cozinha e cola branca por cima de toda a superfície da forma. Para o final, depois de seco, pintar com tintas guache ou acrílicas.
Aquilo que fiz neste dia foi todo este processo tirando a parte de pintar o ovo.








Reflexão Crítica:
Foi um grande avança no trabalho ter conseguido só num dia ter a forma do ovo pronta e a sua superfície pronta a ser pintada (com a cola branca e o papel de cozinha postos. Considero que a actividade foi bem conseguida e o treino que tive por ter feito a árvore de natal no período passado foi sem dúvida importante.
Infelizmente a cola branca é uma cola que demora muito tempo a secar, sendo assim não me foi permitido avançar com a pintura do ovo, pelo que deixei esta actividade para realizar no dia seguinte.

................................................................................................
21-03-2010
Relatório extra-aula:

Neste dia continuei a realização da faixa a dizer ‘Feliz Páscoa’. Desta vez aquilo que fiz foi dar vida à faixa.
Recortei muitos triângulos pequeninos de todas as três cores e colei-os nas letras de forma a fazer o contorno.
De seguida, para ligar as letras umas ás outras coloquei uma pequena peça com duas perninhas que depois de serem perfuradas nas letras e abertas impedem que estas se separem. Sendo assim a faixa ficou terminada.










Reflexão Crítica:
O resultado deste elemento decorativo é uma bonita e alegre faixa de feliz Páscoa feita com cores suaves mas alegre que se integrará perfeitamente no hospital com o resto da decoração.
...................................................................................................


20-03-2010

Relatório extra-aula:

Passando ao segundo elemento decorativo que me cabia, uma faixa a dizer ‘Feliz Páscoa’, comecei por analisar quais seriam as cores mais indicadas a utilizar. Tendo em conta as cores escolhidas para os ovos para por no tecto, escolhi o amanha, o laranja e o verde, cores cuicidentes com as uitilizadas na realização dos ovos.
Processo de realização:

  • Determinei as medidas de cada letra (30cm/25cm)

  • Recortei os bocados de cartolina que iriam formar as letras, cada letra foi constituida por duas cores;

  • Colei os bocados de cartolina de modo a formar as letras









Reflexão Crítica:
A realização deste elemento decorativo está a correr bem, as cores funcionam de foram harmoniosa e suave. Depois das letras construídas, achei que faltava alguma vivacidade e coesão à faixa pelo que tive a ideia de recortar pequenos triangulos de todas as cores para colocar em volta das letras de maneira a formar um contorno. Esta actividade ficará para ser feita numa outra oportunidade.


.................................................................................................
17-03-2010

Relatório extra-aula:

Neste dia procedi à continuação da realização dos coelhos iniciados no dia 15-03-2010.
Desta vez, depois dos três coelhos recortados, desenhei e contornei os coelhos. O passo seguinte foi colar o algodão nos rabos dos coelhos.
 
 Reflexão Crítica:
Terminados os coelhos, considero que ficou um trabalho limpo e bonito. Não pude avançar para o seguinte elementos decorativo, a faixa a dizer ‘Feliz Páscoa’, porque ainda não tinha o material necessário, as cartolinas.

.................................................................................................


15-03-2010
Relatório extra-aula:



Neste dia iniciei as actividades de realização de elementos natalícios da Páscoa.
Os elementos de Páscoa pelos quais iniciei a minha actividade foram os três coelhos vistos de costas com rabos de algodão.

Processo de realização:

  • Procurei, nas pesquisas feitas no início do período, vários coelhos e possíveis maneiras de os desenhar;
  • Fiz esboços;
  • Desenhei, em cartolina branca, os coelhos de costas em tamanho grande;
  • Passei ao recorte dos mesmos.
Reflexão Crítica:
Esta actividade correu bem. O tempo que passei a trabalhar nestes coelhos foi produtivo porque pude adiantar trabalho. Estes elementos decorativos ainda não foram concluídos pelo que falta desenhar e contornar os coelhos com marcador preto e ainda colar os rabos de algodão.